Tudo o que precisa saber sobre a metodologia Scrum

Atuantes em uma época que não mais permite errar pelo tempo custoso e exigente, metodologias vêm sendo aplicadas nos diversos cenários, inclusive empresariais, para criar produtos e resolver problemas de formas eficientes. Essas formas são denominadas “metodologias ágeis”, e o Scrum é uma delas.

Para a execução de projetos complexos e com muitos requisitos, faz-se necessário planejamentos mais elaborados quando não se possui previamente um conhecimento detalhado da execução. O Scrum é uma maneira colaborativa para a elaboração de produto, seja ele físico ou um software, que tem sua execução apresentada nas seguintes estruturas:

FUNÇÕES

O Scrum consiste em uma distribuição de funções e tarefas de modo que os papéis são definidos em três partes presentes durante todo o processo:

  • Project Owner: é o idealizador do projeto, responsável por deixar claro o que deseja, sua visão maior e priorizar as funcionalidades do produto.
  • Scrum Master: especialista no processo Scrum, essa pessoa deve atuar como um mediador e facilitador, um tipo de Coach. Ele deve explicar ao time todo o processo e aplicabilidade das ideias do Project Owner no Scrum, resolver problemas e interferências para maior produtividade. Em sumo, liderar toda a equipe.
  • Dev Tem: também conhecidos como time desenvolvedor, que executarão determinadas tarefas durante todo o processo.

DINÂMICA

Quando falamos sobre agilidade, tratamos da rapidez de resultados menores em prol de um objetivo maior, que é o resultado final. O processo é dividido em etapas que devem ser rigorosamente seguidas para a eficácia de todo o andamento.

  • Product Backlog: conceituação do produto final, inicialmente o Project Owner apresenta os ítens necessários para alcançar o produto final, quais os recursos disponíveis, por fim, as funcionalidades requeridas são desmembradas formando o Product Backlog.

  • Sprint Backlog: são definidas os itens prioritários, ordem de execução, tempo fixo necessário para todas as etapas.
  • Sprint: são basicamente ciclos pré definidos, normalmente entre 2 a 4 semanas, que são divididos nos seguintes eventos:
  1. Sprint Planning: antes de cada ciclo, são feitas duas reuniões, uma para definir especificamente o que será feito e outra para definir o como.
  2. Daily Scrum Meeting: durante o andamento de cada Sprint, reuniões são feitas diariamente, com duração de aproximadamente 15 minutos com o intuito de serem explanados as tarefas feitas no dia anterior, as tarefas a serem realizadas no dia e se houve alguma dificuldade que tenha interferido no processo da realização de tarefas do Sprint atual, para que caso seja necessário, adaptações sejam feitas.
  3. Sprint Review Meeting: ao final de cada Sprint, o resultado entregue é analisado para ver se há a necessidade de alguma adaptação ou mudança no produto. Nessa etapa é possível que sejam feitas atualizações no Product Backlog.
  4. Retrospectiva: e por último, é analisado o processo, as estratégias. O que está funcionando e deve ser mantido ou não. Que erros não devem mais ser cometidos.
  • Entrega/Incremento:Conclusão do projeto e seu resultado final são entregues.

Todas essas estruturas são as fundamentações, Scrum Framework na nomenclatura original, ou seja, os pilares indispensáveis que caracterizam o processo de metodologia ágil chamado Scrum.

 

 

Compartilhe este post:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos IMendes:

    Sobre a IMendes

    A IMendes é uma das principais empresas brasileiras de consultoria fiscal e desenvolvimento de software para automação fiscal e contábil.

    NEWSLETTER

    Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos IMendes:

      Posts Relacionados

      PARCEIROS