Scrum – o método da agilidade e eficiência

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Nos últimos tempos, uma nova forma de trabalho tem sido implantada para o alcance de melhores resultados. A princípio específica da área de tecnologia, hoje a Metodologia Scrum vem sendo aplicada em diferentes áreas em busca de inovação em liderança.

Afinal, o que é Scrum?

Scrum é uma metodologia ágil de trabalho para equipes. Desenvolvida para produção de softwares, hoje é adaptada para diferentes áreas. Sua função é acelerar entregas de projetos e diminuir falhas e reprovações do cliente ao receber o produto finalizado. 

Por não ser um método padronizado, a metodologia Scrum pode ser adaptada com recursos e ferramentas de acordo com a necessidade. Isso confere praticidade e eficiência a essa forma de trabalho. Por isso tem ganhado a simpatia do universo corporativo e sido aplicada em meios diversos de atuação.

Como se aplica a metodologia

Esse meio de trabalho acontece por divisão das tarefas em etapas, sendo possível o contato com o cliente a fim de se solucionar problemas nesse processo. A cada ciclo, a equipe recebe um feedback se realmente os resultados estão atendendo a expectativa do cliente.

Com um integrante da equipe responsável por todo o projeto, chamado de Master Scrum, e outro com a função de indicar o caminho para o time, o P.O. (Product Owner), os integrantes devem se reunir diariamente para definir pontos e concluir etapas

Dicas para você aplicar a metodologia na rotina de um Time

Lembrando que as metodologias ágeis podem ser aplicadas em diferentes áreas, aqui vão 5 dicas para você implementar um teste de metodologia Scrum para um projeto com o seu Time: 

# 1ª Dica

Deixe bem claro quem é o Master Scrum, pois ele é o líder do projeto, responsável por formar a equipe para o trabalho e suas funções, além de definir as decisões mais importantes. Dentre os membros da equipe, é importante definir quem será o P.O. (Product Owner), responsável por orientar o time dentro do que já foi projetado para cada etapa. 

# 2ª Dica

O Master Scrum deve formar a equipe que estará encarregada do projeto em questão, observando bem as funções e habilidades de cada um, o que facilitará o trabalho do P.O. ao acompanhar o andamento e rendimento do time durante as etapas de trabalho.

# 3ª Dica

Utilize um backlog, uma espécie de checklist, para a organização das tarefas a serem realizadas e entregues. Isso facilita a visão micro e macro do projeto, auxiliando inclusive na definição mais assertiva para os prazos. 

# 4ª Dica

Ao fechar um Sprint, ou um ciclo de trabalho que geralmente leva de 15 dias a 1 mês, é essencial que se revise o andamento do período. Assim será possível saber o que pode ser mantido ou alterado para o próximo backlog.

# 5ª Dica

Separe 15 minutos no início do dia para reuniões breves, os chamados Daily Meeting. Esses momentos são essenciais para se definir objetivos do dia e para corrigir falhas encontradas. 

Potencialize seus resultados

Com essas dicas práticas, seu Time pode iniciar a utilização da metodologia Scrum e potencializar as entregas e eficiência dos resultados para o cliente. Experimente inovar na forma de trabalho da sua equipe. 

E para resultados ainda mais eficientes, conte com a tecnologia das Soluções IMendes. Com o registro de mais de 143 bilhões de regras tributárias aplicadas a inteligência dos seus softwares, a IMendes oferece para sua empresa gestão tributária e controle e visibilidade fiscal capaz de gerar Economia, Aumento de Lucro e Controle de Custos. 

Entre em contato com nosso Time pelos canais digitais.

A IMendes tem a Solução ideal para o sucesso do seu negócio.

Inscreva-se

Deixe seu comentário

Sobre a IMendes

A IMendes é uma das principais empresas brasileiras de consultoria fiscal e desenvolvimento de software para automação fiscal e contábil.

Posts Recentes

Siga-nos

INOVAÇÃO TRIBUTÁRIA PARA SEU NEGÓCIO